sábado, 27 de fevereiro de 2010

Acção de Formação do Plano de Acção da Matemática II


A “Associação de Professores Ensinar É Investigar” em colaboração com a Direcção Executiva do Agrupamento de Escolas de Lordelo e com as Coordenadoras do Plano de Acção da Matemática II no 1.º Ciclo, leva e efeito um Encontro com os Professores dos 3.º e 4.º anos, no âmbito do Plano da Matemática II, com o tema “Situações Problemáticas no 1º Ciclo”, no próximo dia 17 de Março, pelas 18 h, nas instalações da EB2,3 de Lordelo.



O trabalho será apresentado pela directora da Associação,
Maria Dulce Lavajo Freitas de Sousa.

ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES ENSINAR É INVESTIGAR
Pessoa Colectiva nº 503 367 761 Sede: Praça Aniceto do Rosário, 3, 3º Dtº. 1170-023 LISBOA
Centros de Trabalho: Escola EB1 Gólgota – Rua da Boa Viagem, 11 4150-290 PORTO
e-mail: ensinareinvestigar@gmail.com

Resultado do Concurso da Fundação ALord

Passo a escrever o que está no blog da Fundação ALord:
"O concurso supracitado teve como objectivo fomentar a criatividade, a imaginação e a expressão escrita dos alunos do 3º, 4º, 5º e 6º ano de escolaridade.
Os destinatários tiveram de elaborar uma história tendo por base uma das ilustrações, da autoria da Dr.ª Marta Neto, que a Fundação A LORD disponibilizou para cada ano.
Foram submetidos trabalhos provenientes de estabelecimentos de ensino de várias zonas do país, posteriormente analisados pelo seguinte júri:
1- Dr. Francisco Leal – Presidente da Fundação A LORD
2 – Dr.ª Adélia Carvalho – Escritora
3 – Dr. Duarte Menezes – Professor
4 – Dr.ª Ivone Costa – Professora
Da análise referida, apurou-se os três melhores textos e três menções honrosas:

1º Lugar: “Uma cidade mágica no mar” – 4º ano da EB1 da Vila – Lordelo
2º Lugar: “O mundo das cores” – 5º ano D da EB2,3 de Sobreira
3º Lugar: “Bolas mágicas” – 4º ano do Externato de Santa Margarida – Gondomar

As três Menções Honrosas:

“Uma verdadeira história de amor e coragem” – 3º ano da EB1 de Aguiar – Sobreira
“O rei que perdeu a coroa” – 3º ano A do Externato Maria Droste – Ermesinde
“À procura de uma flor” – 6ºano 5 da EB2,3 de Frazão – Paços de Ferreira

A entrega das bolsas de participação vai ser feita no dia 24 de Abril, no Auditório da Fundação A LORD, aos três primeiros lugares.
Nesse mesmo dia será lançado o livro que incluirá as seis histórias referidas.
No dia 24 será ainda inaugurada a exposição, onde constarão as 16 ilustrações que fizeram parte do concurso, bem como as histórias recebidas."
Parabéns aos nossos alunos da turma 4VA...Parabéns!!!!
Podem visitar o blog da Fundação em http://fundacaoalord.wordpress.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Grupo do Jardim-de-Infância (Trabalhos semana da leitura)

Grupo do Jardim-de-Infância, da educadora Virgínia, trabalharam a "Lenda das amendoeiras em flor"…e aprenderam que…
Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indiscritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar. O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.



Grupo do Jardim-de-Infância (Trabalhos semana da leitura)

O Helmer é um elefante diferente de todos os outros... É feito aos quadrados e tem muitas cores.
Ele é muito bem disposto e divertido. Mas um dia fica farto de ser diferente e lembra-se de se pintar de cinzento como os outros elefantes. Para isso usou uns frutos de um arbusto. Ficou mesmo igual a um elefante normal. E ninguém o reconheceu.
Por isso, se alguém vir um elefante de cor vulgar de elefante, nesse dia, já sabe que deve ser o Helmer… o mesmo que os alunos do Jardim-de-Infância, da educadora Fátima, construíram...



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Turma 4VB (4.º ano)


A escritora Alice Vieira, percorre-se neste livro, as aventuras e desventuras do Monarca Iluminado, do Reino das Cem Janelas, através duma viagem hilariante pelo mundo do fantástico, que prende público de qualquer idade, pela aliança feliz de um enredo inusitado com um humor intemporal.


Os alunos do 4.º ano - 4VC, da professora Isabel Seixas, trabalharam este livro...apresentam, assim, alguns trabalhos.


Turma 3VA (3.º ano)

O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar no topo da cadeia alimentar africana... a lebre geralmente é um animal muito tímido, podendo viver em pares ou solitariamente.

A fábula "O leão e a lebre" provam-nos exactamente isso...é o que, também, nos mostra os recontos dos alunos do 3.º ano, da professora Cláudia Rodrigues.





Turma 2VA (2.º ano)

A Pequena Sereia, de Hans Christian Andersen, é uma história linda porém muito triste. Outros autores a reescreveram criando um final feliz para a sereia e o seu amado. Os Estúdios Disney, também fizeram uma versão para esse clássico da literatura infantil. Nesse, a pequena Sereia chama-se Ariel, é uma sereia alegre, curiosa, cheia de amigos.

O melhor da história é que o final é do jeitinho que sonhamos: MUITO FELIZ!
Podemos apreciar os trablahos realizados pelos alunos do 2.º ano, da professora Cláudia Silva.

Turma 1VA (1.º ano)

Era uma vez um velho que semeou sementes de nabo. As sementes germinaram, cresceram e, para espanto do velho, tinha na sua horta um nabo cada vez mais gigante. Um dia, resolveu arrancá-lo, mas...

Esta é mais uma história da colecção contos tradicionais recontada pelo escritor António Mota, trabalhada pelos alunos do 1.º ano, que construíram um nabo gigante e suas personagens...com a ajuda da professora Catarina.



Plano Nacional de Leitura


No âmbito do Plano Nacional de Leitura, as turmas desta escola maravilham-nos com trabalhos fantásticos resultantes da leitura de várias obras...

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O segredo do rio

No âmbito do Plano Nacional de Leitura a turma VA, do 4.º ano, da professora Ana Sofia Pereira, trabalharam o livro "O segredo do rio", escrito por Miguel Sousa Tavares. Um conto que é já uma referência obrigatória na literatura infantil em Portugal.
Mas que segredos pode esconder um rio?
À primeira vista, esta é a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe (uma carpa) que vive no ribeiro para onde o rapaz ia brincar. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une.Sem uma vertente moralista, esta é uma obra de aprendizagem da vida e dos seus mistérios, das relações humanas e da descoberta de sentimentos.
Escrita há seis anos atrás, é agora reeditada pela Oficina do Livro, tendo Fernanda Fragateiro renovado as ilustrações, aumentando ainda mais a magia deste livro.
Com toda esta magia, os alunos desta turma desenvolveram alguns trabalhos...
















quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O nosso Carnaval - 1.º lugar

Inês Serra - 1.º ano - turma 1VA

O nosso Carnaval - 2.º lugar

Mariana Martins - Jardim-de-Infância

O nosso Carnaval - 3.º lugar




Ângela - 4.º ano - turma 4VC

Os pais e encarregados de educação...

O nosso Carnaval (5)
















O nosso Carnaval (4)
















No período da tarde, procedeu-se ao concurso de máscaras. Todos os participantes estiveram de parabéns pelo empenho e criatividade...aqui deixamos imagens de algumas das máscaras e, claro os vencedores! Não poderíamos deixar de agradecer à Associação de Pais pelo envolvimento e participação na actividade, com os prémios.

O nosso Carnaval (2)
















O nosso Carnaval (1)
















O nosso Carnaval
















No dia 12 de Fevereiro comemoramos o Carnaval na escola... todos os alunos vieram mascarados. E assim, no período da manhã, desfilamos pelo meio envolvente...e após a chegada à escola, todos dançaram...